34 | Ao pé da letra

De todos os meus 126 livros, que eu escrevi desde 1998, um dos textos que eu mais amo, ele é como um filho para mim, é o livro AO PÉ DA LETRA.

Abaixo vou transcrever um trecho desse texto:


AO PÉ DA LETRA 2

Logo de saída eu quero te explicar o que diz literalmente o dicionário Aurélio acerca da palavra Interpretar ou da Arte da Interpretação:

Interpretar é ‘Tentar determinar o significado de um texto; é adivinhar o significado de algo por indução’.

Tentar’ significa ‘buscar, acertar’. ‘Adivinhar’ significa ‘tentar descobrir por meios paranormais, espirituais ou mágicos; indução, sorte’. ‘Indução’ significa ‘lógica ou raciocínio usado através de indícios para tentar descobrir algo’.

Então, jogando tudo num ‘liquidificador’, poderíamos definir a palavra Interpretar da seguinte forma:

Interpretar um texto é a arte de tentar determinar o exato significado de uma expressão, idéia ou de uma lógica através da indução, buscando acertar ou determinar o que foi dito ou escrito por vários meios de adivinhação, usando da sorte para chegar-se a um raciocínio lógico através dos indícios do que foi dito.

Ficou meio confuso para você?

Eu te oriento a reler com muita calma para que o restante do que eu vou dizer (escrever) fique bem claro para você. Vou até facilitar e digitar tudo de novo:

Interpretar um texto é a arte de tentar determinar o exato significado de uma expressão, idéia ou de uma lógica através da indução, buscando acertar ou determinar o que foi dito ou escrito por vários meios de adivinhação, usando da sorte para chegar-se a um raciocínio lógico através dos indícios do que foi dito.

Agora, vamos pular e falar de outro assunto, deixe eu te explicar o que é Hermenêutica Bíblica.

Hermenêutica é a Interpretação dos textos sagrados através do sentidos das palavras e de seu contexto.

Agora está claro para você o que eu estou querendo afirmar?

Eu nunca concordei com a veracidade e a certeza da interpretação dos textos hermenêuticos (aulas de Hermenêutica) através das suas interpretações por que, conforme eu já te informei tecnicamente com base no Dicionário Aurélio, a interpretação abre margem para equívocos através da indução e da especulação.

É uma aposta tentar acertar a interpretação de um texto.

Cada um interpreta um texto à sua maneira.

O legado ou história de cada um ser vivente fazem com que cada ser humano tenha uma ‘bagagem’ cultural, econômica, social e até em sua criação, que nos diferencia uns dos outros, ou seja, todos nós carregamos dentro do nosso peito diferentes e variadas formas de criações e por isso, mesmo que estejamos vivenciando a mesma história, cada um de nós terá uma percepção e interpretação diferente dos fatos que vivenciamos mesmo que juntos e ao mesmo tempo.

Para ficar mais claro ainda, eu gosto daquela expressão: Entendeu? Ou vou ter que desenhar?

O que eu gosto nessa imagem é que ela explica muito bem o que eu quero dizer:

Duas pessoas estão vendo a mesma imagem, porém, cada uma está interpretando à sua maneira. A imagem (visão periférica) é a mesma para os dois, porém, cada um visualiza de ângulos diferentes a mesma imagem e acabam fazendo as suas análises (interpretações) de duas formas diametralmente opostas entre si.

Agora está claro para você?

Diga não as interpretações e siga a bíblia ao pé da letra.


Léo Vilhena